[GTER] Edgerouter-8

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Feb 3 20:42:05 -02 2015

MPLS se tornou um "monstrinho" desde que as operadoras começaram a vender,
lá no começo do milênio, que o cliente "precisava de uma solução com QoS".

Quem precisa de QoS dentro do próprio backbone é a operadora, para poder
rodar com oversubscription.

As necessidades de QoS do cliente poderiam muito bem ficar contidas dentro
do cliente, desde que ele pudesse ter uma solução "L2 transparente" que
garantisse entrega do que ele estiver demandando. Não haveria necessidade
de "mapear" o QoS da LAN na WAN.

Isso ocorreu numa época em que o custo de uma placa ATM de 155 Mbps era uma
verdadeira fortuna e muita gente duvidada que fosse via´vel vender coisa
mais rápida do que isso. E olhe onde estamos hoje: com links de 10 Gbps, e
até 100 Gbps, e já falando em 400 Gbps ou um 1 Tbps...

O outro "problema" que o MPLS se propôs a resolver foi o "full mesh" de
rotas L3. Estou pra conhecer algum cliente que de fato, precise de
comunicação full mesh entre todas as suas unidades. Para 99% dos casos isso
não é necessário. E para os casos em que é necessário, muita coisa poderia
ser feita em cima da Internet mesmo (leia-se: videoconferência, chamadas de
voz, etc.). Que é no fim das contas o que a maioria dos clientes faz mesmo,
principalmente os pequenos e médios, mas até mesmo algumas grandes
corporações.

Não tenho nada contra MPLS. Só acho que não é tudo aquilo que a Oi,
Embratel e outras querem que o cliente acredite que é :-)

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620