[GTER] Edgerouter-8

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Feb 3 08:14:49 -02 2015

Rubens,
concordo contigo sobre a viabilidade de um produto de telecom que seja BOM
sem MPLS.
Mas o mercado demanda isso.

Tome por exemplo várias empresas clientes de médio porte, que tenham aí
seus 30-40 circuitos, com geografia bastante dispersa.
Pense que nesse caso tem-se com os mais diversos tipos de mídia na última
milha...
Desde MetroEthernet limpinha em fibra, até os SDHs com meros 4xDS0(tem
muito disso ainda hein!), usando MLPPP ou então Frame-Relay no
encapsulamento de Last-mile...

Como você vai integrar um ambiente assim? Como fica o legado?

O que você falou em manter tudo nas camadas mais baixas faz muito sentido
do ponto de vista da redução de custo. Principalmente OPEX.
Mas é meio avesso mudanças que vem acontecendo no portfólio das operadoras,
onde cada vez mais as operadoras oferecem serviços em camadas mais
superiores.
Haja vista uma das grandes ofertando ContentFiltering nos links IP que
vende.

Além disso, pelo menos para mim, ficar só no L2 é muito mais parecido com a
comutação de circuitos do que o MPLS.

Em 30 de janeiro de 2015 10:36, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> de

> É plenamente possível oferecer VPN IP via configuração dos CPEs com zero de
> configuração de backbone.

> Isso não significa que seja totalmente por méritos. Muitas vezes o mercado
> adere a uma onda. Vide WiMAX.

> Hoje sim a Sprint usa MPLS, porque cansou de brigar com clientes para quem
> ela tinha que explicar porque ela fazia o cliente precisava bem mesmo sem
> ter MPLS.
>
> Outro possível motivo é que MPLS recupera um pouco a sensação de comutação
> de circuitos, e os "Bell-Heads" sentem falta disso... ;-)
> [...]

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação