[GTER] Renovação de dominio.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 31 21:39:48 -03 2015

> Caros,
>

> Tenho um dominio com status de “congelado” desde de Junho deste ano, porém
> fui renovar pelo registro.br e pediu que eu entrasse em contato com o
> GoDaddy, pois foi através de lá que fiz aquisição. Porém agora eles me
> cobraram R$300,00 para renovar. Pergunta, mesmo o dominio ainda constar meu
> dados, tenho que pagar realmente este valor?

Nos gTLDs (ex: .com, .net etc.) teria sim que pagar esse valor, pois há
inclusive uma política da ICANN obrigando a que isso aconteça.
No caso do .br, que segue políticas estabelecidas pelo CGI.br, não há
diferenciação do custo para renovar um domínio expirado, que volta ao ar
bastando pagar no mínimo a renovação por um ano.

Imagino que o GoDaddy pelo hábito de venda de gTLDs faça isso até mesmo com
TLDs onde isso não se aplica, como o .br. A alternativa para isso, caso
você não consiga chegar a termo com eles, é alterar a seleção de provedor
do domínio. Para isso, vá em https://registro.br/cgi-bin/nicbr/login e
forneça o nome do domínio no campo onde pode ser colocado usuário, domínio
ou CPF/CNPJ e clique em "Esqueci ou não tenho a senha". Isso enviará um
e-mail para o titular cadastrado no WHOIS.

O detalhe é que pela data seu domínio pode estar a poucos dias de expirar,
então sugiro seguir qualquer dos caminhos muito rapidamente.

Rubens