[GTER] IPv6 Multihoming

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sun Aug 23 21:21:39 -03 2015

Mergulhando na gambiarra, me vieram duas possibilidades à cabeça:

1- Fazer com que os hosts internos rodem SLAs para fora a partir de cada
endereço válido e com isso usem um ou outro endereço de origem.
2- Fazer com que os hosts internos rodem protocolos de roteamento para que
o gateway ensine para eles se cada um dos links está ou não operacional.
3- Usar somente UniqueLocal nos hosts e fazer NAT.

Vômito para as três!
1- Trabalhoso feito espantar porco de milharal.
2- Também muito trabalhoso, e muito anos 70.
3- Estraçalha com o trabalho de todos os envolvidos no desenvolvimento e
implantação do IPv6 no mundo. Mas por increça que parível, seria a que eu
escolheria.

Aliás já fiz uma tentativa parecida com o NAT64.
Só passei raiva, e desisti.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação