[GTER] ServerU L-800 - Primeiros Passos

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Thu Aug 20 08:43:27 -03 2015

On 08/19/15 19:21, Patrick Tracanelli wrote:
> Eu não diria não assistida, diria assistida pelo kernel - o recurso Netmap é um recurso de kernel e é o kernel quem expõe, e depois disso permite o acesso direto aos rings, passando pela benção do Kernel nas interfaces basicas do Netmap e outros primitivas básicas como alocação de memória. O que o kernel não faz é implementar recursos funcionais, ele expõe pra userland e ela se vira com a placa de rede, se não fizer nada, nada acontece, nem o básico, o pacote nem sai do hardware e fica la morgando até esgotar buffer ou alguém tirar da energia.

Patrick,

Nesse cenário que você explicou e com base no e-mail anterior, o
netmap-fwd seria uma aplicação da userland (não um módulo do kernel ou
algo do tipo) que coloca certas interfaces em modo netmap, toma decisões
de roteamento para os pacotes que chegam nos rings das interfaces e os
copia para as interfaces de saída coerentes? De uma forma básica, seria
isso?