[GTER] PPPoE IPv6 - link-local Mask /10 ou /64 ?

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Aug 14 18:50:03 -03 2015

Oi Kivio,

Utilizo batante OpenWrt e DD-WRT e tem funcionado normal o PD que vem do
meu provedor. Porém no meu caso não é PPPoE, é DHCP.
No OpenWrt especificamente as configurações que tenho na interface são
as seguintes:

/etc/config/networks

config interface 'wan'
         option ifname 'eth0'
         option proto 'dhcp'
         option type 'bridge'

config interface 'wan6'
         option ifname '@wan'
         option proto 'dhcpv6'

config interface 'lan'
         option ifname 'eth1'
         option force_link '1'
         option type 'bridge'
         option proto 'static'
         option netmask '255.255.255.0'
         option ipaddr '192.168.1.1'
         option ip6assign '64'

No seu caso o que vai mudar apenas é a interface 'wan' que vai ser
PPPoE. A 'wan6' continua igual. Fica assim:

config interface 'wan'
         option ifname 'eth0'
         option _orig_ifname 'eth0'
         option _orig_bridge 'false'
         option proto 'pppoe'
         option username 'username'
         option password 'password'

Olhando o processo do pppd no options ele ja aplica lá "+ipv6"

Sobre a interface pppoe-wan ela vai ter sempre um link-local (/10) e
dependendo como você configurou seu concentrador PPPoE vai ter também um
IPv6 Global /128. Seu default gateway ipv6 vai ser o link-local do seu
concentrador PPPoE do outro lado.
Por fim o script que o odhcp6c usa deve cuidar de configurar a interface
LAN com a rede do tamanho do ip6assign que você especificou.

Abraços
Fernando