[GTER] Trânsito na modalidade 95% Percentil.

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Aug 3 14:53:04 -03 2015

Certamente o custo por Mb vai ser um pouco maior no 95th percentile do que
no link-full mas uma coisa que talvez passe despercebido é que nos final
das contas isso continua dando na mesma pois hoje quem contrata link-full
não pode contratar muito acima do que ele precisa pra não ficar banda
ociosa demais.

Na prática para manter um mínimo de qualidade no link não se deve usar
acima de em torno de 80% do link, ou seja. Se você tem um link de 100Mb na
prática só deve usar 80Mb. Então se você paga por exemplo R$ 40/Mb por
esses 100Mb na prática está pagando R$50.

Fora todo o trabalho que dá ficar aumentando link "de picadinho" com o seu
fornecedor toda vez que a água bate na bunda.

Seria muito mais fácil contratar 100Mb dentro de um link de 1Gb com porta
liberada a R$ 50/Mb no modelo 95th percentile.

De fato o único 'problema' para quem fornece é ter os sistemas para fazer o
billing de maneira automatizada, o que não é lá um bixo de 7 cabeças.

Muito provavelmente essa percepção de "Epa, se posso pagar R$ 40/Mb, por
que vou pagar R$50/Mb no modelo 95th percentile ?" que seja responsável por
essa cultura persistir por aqui.

Abraços
Fernando