[GTER] Duvida sobre MANIPULAÇÃO de Trafégo .

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Aug 3 13:42:29 -03 2015

A maneira mais elegante é subir uma VPN...
E depois ​descontar os overheads e reduções de MTU na hora de comparar os
resultados.

Fora isso você tem que tentar pensar com a cabeça de quem vai implementar
esse shaping:
Existem basicamente duas formas de shaping para serviço:
A - Portas de origem e destino.
B - Análise de header.

Como ficar olhando dentro dos pacotes é muito custoso do ponto de vista da
performance, a grande maioria costuma implementar por porta.

Para certificar-se da existência você pode:
1 - Pegar um protocolo que você saiba que dá topo de banda e colocar para
rodar na porta do serviço que supostamente está sendo laminado.
    - Se o comportamento for muito diferente do que quando o serviço estava
rodando nas portas padrão... É quase certeza de shaping.
    - Se a banda der topo, do mesmo jeito que com as portas padrão, é bem
provável que não haja shaping. Porém ainda exista a possibilidade de
provedor de serviço combinar Portas+Header. Aí tem que inverter o cenário
para comprovar...

2 - Colocar o serviço que está sendo afetado para rodar nas portas de um
protocolo que dê topo de banda.
    - Se com essas portas novas, o serviço der topo de banda, é quase
certeza que alguma coisa que estava reduzindo no modo default do serviço
passou a não afetar mais o ambiente.
    - Se mesmo trocando de porta, o serviço continuar ruim, aí é bom
considerar a possibilidade de o serviço não ser eficaz para o que você
quer...
      Mas ainda existe a possibilidade de o provedor fazer Inspeção
Profunda de pacotes em todas as portas... Mas é bem improvável.

Lembrando que isso é apenas uma análise beeeeeeeeeem basiquinha do aspecto
geral.
Tens ainda que considerar:
- Shapings aplicados somente em certas faixas de horário.
- Origem ou destino está em um ponto de gargalo(muito comum com provedores
usando B-RAS subdimensionados).

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação