[GTER] NET Virtua entregando IPv4 privado?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Apr 20 17:21:04 -03 2015

On Mon, 20 Apr 2015, Vinícius Fontes wrote:

> Boa tarde pessoal. Se esse não é o escopo da lista, peço desculpas desde já.
>
> Tenho um link residencial do NET Virtua em Porto Alegre e notei que o
> endereço IP que recebo na interface (com o modem em bridge) é algo como
> 100.66.197.55.

este bloco é reservado pela BCP-153, atualmente RFC-6598 e, de acordo com
o texto do resumo da RFC-6598 faz sentido esse espaço ser usado em um
carrier grade NAT:

    Shared Address Space is distinct from RFC 1918 private address space
    because it is intended for use on Service Provider networks.
    However, it may be used in a manner similar to RFC 1918 private
    address space on routing equipment that is able to do address
    translation across router interfaces when the addresses are identical
    on two different interfaces.  Details are provided in the text of
    this document.

A RFC-1918 mencionada é a BCP-5, que define os endereços privativos.

BINGO!

-- Danton