[GTER] NET Virtua entregando IPv4 privado?

Vinícius Fontes contato at viniciusfontes.com
Mon Apr 20 15:40:42 -03 2015

Boa tarde pessoal. Se esse não é o escopo da lista, peço desculpas desde já.

Tenho um link residencial do NET Virtua em Porto Alegre e notei que o
endereço IP que recebo na interface (com o modem em bridge) é algo como
100.66.197.55.

Uma pesquisa rápida no whois diz que o bloco 100.64.0.0/10 é reservado na
IANA, e esse comentário no retorno da pesquisa me chamou a atenção:

Comment:        This block is used as Shared Address Space. Traffic from
these addresses does not come from IANA. IANA has simply reserved these
numbers in its database and does not use or operate them. We are not the
source of activity you may see on logs or in e-mail records. Please refer
to http://www.iana.org/abuse/

Comment:        Shared Address Space can only be used in Service Provider
networks or on routing equipment that is able to do address translation
across router interfaces when addresses are identical on two different
interfaces.

Ou seja, no meu entendimento, a NET está entregando IPs privados e fazendo
NAT ao invés de entregar IPs públicos (provavelmente por esgotamento), é
isso mesmo? Ou isso é falha minha em deixar o modem em modo bridge e esse
endereço está sendo fornecido pelo DHCP do próprio modem (que eu desativei,
a princípio, mas...)?