[GTER] blackhole por community / IPS / IDS

Jose Alves jose.alves at gmail.com
Mon Apr 20 12:30:15 -03 2015

Rubens

> VPN/GRE/Túnel é o formato de entrega de serviço, apenas. Ele tem um
> problema que precisa ser endereçado que é MTU; ou você garante que o seu
> link tem Jumbo frame e a conexão ao serviços de mitigação também, ou já
> diminui o MTU de todos os servidores para não ter problema se/quando entrar
> em modo de tunelamento.

boa

> Fora esse problema não tem porque ter restrição quanto a túnel, é uma boa
> forma de manter inclusive o serviço atacado no ar, enquanto blackhole
> apenas protege os demais serviços da rede matando o serviço sob ataque.

Eu só não me convenço que um túnel através do mesmo meio físico ( que
já deve estar saturado ) seja a melhor abordagem. Ou estou pensando
tudo errado ? numa abordagem simplista, seria como numa via
congestionada, mandar caminhões com containers para levar o que se
quer, abrindo e mantendo o caminho com vários caminhões (ela vai
continuar congestionada).

> [...]
> - Qual o aumento de latência introduzido quando em mitigação ? Muitos dos
> serviços ficam inclusive fora do país, o que aumenta latência e introduz
> problemas de roteamento.
> - Como é feito o pedido para entrar em mitigação ? Community, painel web,
> tem que ligar pra alguém ?
> - Como é cobrado o tráfego durante ataques ?
> - Quem é o fornecedor do equipamento utilizado no serviço ?
> - A entrada em mitigação é feita por tunelamento ou por roteamento
> transparente ?
> - Já tem pré-listados IPs do Brasil e/ou sistemas autônomos para usar como

Excelentes dicas.

Obrigado