[GTER] RES: Como bloquear que provedores ilegais utilizem seu link para revenda.

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Fri Apr 3 08:41:08 -03 2015

A) O cliente contratar um link e instalar uma antena para dividir com
amigos não pode ser o problema. Nem deve ser combatido, nem visto como
erro. Mesmo que o cliente faça isso, o PERFIL de uso de todos ali tende a
ser o mesmo, residencial ou comercial dependendo do caso.

B) O cliente contratar um link residencial e conectá-lo a um roteador, e
usar como upstream de um pequeno provedor. O PERFIL de uso se altera, passa
a ter um perfil de ISP e de todos os seus usuários combinados. Este pode
ser um problema.

Considero importante a distinção entre PERFIS e não em quantidade de gente
usando. O PERFIL de uso é que altera as características de um link.

Quando se identifica um perfil de ISP usando um link residencial, você
poderia alegar que o contrato de uso residencial está sendo descumprido, e
usar esta argumentação para desligar o cliente ou migrá-lo para um serviço
de perfil corporativo, que o atenderia de forma mais adequada.

E mesmo assim, seria importante avaliar se esta mudança de perfil está
realmente impactando na rede, ou deve ser combatido simplesmente como
medida "educadora" ou como forma de coibir o surgimento e manutenção de
excessões contratuais, etc.

Desta forma, respondendo a pergunta original do post, reitero, o simples
compartilhamento não deveria ser combatido. Uso normal.
Se identificarem mudança de PERFIL, então alguma ação poderia ser tomada.