[GTER] Propagação de ROTA DEFAULT no BGP

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Tue Sep 30 08:22:42 -03 2014

On 2014-09-29 4:50 pm, Rodrigo Pedrosa wrote:

> Senhores, boa
tarde.
> Tenho uma dúvida sobre a propagação da rota default no cisco,
gostaria que
> o roteador cisco propaga-se a rota default apenas se ele
estive instalado,
> semelhante ao mikrotik quando no peer podemos
escolher: never, always, *if
> installed.*
> Pois no meu cenário tenho
dois roteadores de borda, em locais distintos e
> recebo um link de cada
operadora (elas propagam a rota default para mim), e
> faço a propagação
da rota default via iBGP para os meu roteadores internos.
> Entretanto,
percebi que mesmo quando a rota default não está instalada (a
> sessão
BGP com a operadora fica down) no roteador de borda, ele propaga ela

para os peer (comando neighbor X.X.X.X default-originate).
> Alguém
poderia me dar uma luz?

> Se a operadora já te enviar uma rota
default, você deve desabilitar o default-originate para seus peers iBGP.
Após isso crie um filtro na sessão com seus peers iBGP que libere o
envio da rota default recebida pela operadora para eles, você deve
lembrar de usar o next-hop-self (Não sei se no cisco tem esse nome, mas
deve ser algo parecido).

> Agradeço desde já, Rodrigo Pedrosa de
Aguiar.
[1]