[GTER] Aplicativo facebook para android

Eder F. Miotto ederfmiotto at gmail.com
Wed Sep 17 21:29:59 -03 2014

O que eu percebi foi exatamente o contrário, e em mais de um lugar.
Vários clientes também me relataram este problema, alguns até provedores, e
constatei
que em todos estavam utilizando os servidores DNS recursivos do Google.

Aparentemente, usando estes servidores DNS, o cliente era encaminhado para
um
CDN da Akamai ao qual não tinha acesso (dedução).

Por exemplo, com os DNSs do Google, endereços de host como
photos-a.ak.instagram.com
ou photos-e.ak.instagram.com resolviam sempre para um CDN fixo nos EUA
(embora TTL
baixíssimo, sempre resolvia para IPs do mesmo CDN).

Após instalar um resolver DNS local, estes nomes de hosts passaram a
apontar para outros
CDNs da Akamai e as imagens passaram a carregar normalmente.

Em um dos clientes, vários usuários tinham alterado manualmente os
servidores DNS de
seus equipamentos, e para resolver de forma mais rápida, tive que
criminosamente redirecionar
o tráfego udp/53 em direção à 8.8.8.8 e 8.8.4.4 para o resolver local.

No caso de quem usa proxy, lembre-se de alterar o resolver do servidor e
reiniciar a aplicação,
senão não adianta nada.

Eder

No dia 17 de Setembro de 2014 às 15:10, Adriano B. Lima <