[GTER] Controle de Banda por IP

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Sep 17 07:45:42 -03 2014

Existem ferramentas profissionais para fazer isso, mas não são nada
baratas. Um cliente meu (um banco de médio porte) fazia esse controle no
Allot. E me parece que outras ferramentas fazem isso também.

Dependendo do seu roteador, e da velocidade do link, talvez você possa
fazer essa filtragem nele. Os roteadores da linha ISR (desde os 18xx,
passando pelos 19xx, até os 28xx/38xx/29xx/39xx) são roteadores baseados em
CPU, e podem implementar QoS "class based". A configuração fica extensa mas
é limpa e muito legível; você cria as classes de serviço, cria a "policy" a
ser aplicada, e o roteador controla a banda. A implementação da Cisco é bem
sólida e largamente testada, talvez você esbarre em algum limite, mas um
com analista Cisco consegue te ajudar a montar uma configuração boa.

Usando um roteador Cisco pequeno, dá para fazer QoS até uns 30 a 50 Mbps de
tráfego (condições reais). Usando um roteador maior, dá para rodar mais de
100 Mbps no link, se for um roteador novo da classe 29xx ou 39xx, eu
acredito que passe de 500 Mbps com tudo configurado (tem que conferir no
datasheet).

O que não dá para fazer, é para implementar isso no switch, que tem
comparativamente uma CPU muito mais lenta. Então, mesmo que a Datacom
suportasse esse tipo de filtro, a CPU não aguentaria.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620