[GTER] Alternativas de Servidor Radius

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Sep 12 23:31:45 -03 2014

Não é meio controverso utilizar Mikrotik (tecnologia considerada de
baixo custo) como concentrador PPPoE e investir em Juniper somente para
autenticação? Não vejo onde o problema possa a ser o FreeRadius, 99% dos
casos o problema esta no concentrador ou na configuração do FreeRadius
em si.

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 /
3524-0700 - marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul
Internet [2]

 [2]

Em 12/09/2014 22:53, Rubens Kuhl escreveu:

> [...]
Algum de vocês , conhece alguma alternativa a servidores Radius ou
Freeradius para autenticação pppoe ? Qual servidor/serviço as operadoras
utilizam para autenticar seus usuários ADSL ? Preciso de uma solução que
seja mais robusta e se possível com failover Meus concentradores pppoe
são Mikrotik Ps. Já conheço soluções do tipo myauth , que internamente
usam o freeradius.

> Você provavelmente está culpando sua solução não
ser robusta por não ser
> cara, e isso não é a relação mais comum em
software, que tipicamente dá
> problemas de performance ou
confiabilidade mais por questões de
> configuração e integração. Isso
aponta mais para contratar expertise do
> que comprar uma solução cara,
que sem esse mesmo expertise pode e costuma
> dar os mesmos problemas.
>

> Por exemplo, muita gente cita problemas nesse tipo de solução porque
coisas
> como radutmp estão habilitadas, ou coisas que param de
funcionar porque
> lota a partição onde dados e/ou logs são gravados...
então você está
> pensando em trocar de serrote, mas talvez precisasse
trocar de marceneiro.

> Se você quer dar uma olhada, Steel-Belted
RADIUS (Juniper) é um dos mais