[GTER] Performance TCP estranha com acesso banda larga da NET

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Sep 10 17:08:27 -03 2014

Oi Carlos,

Eu ja vi algo parecido recentemente quando troquei de provedor porém não
foi exatamente com medição de tráfego, mas com downloads em geral.
Quando inicio um download a velocidade inicial é relativamente baixa se
comparada a minha velocidade máxima, de repente depois de alguns
segundos ela sobe e vai para o máximo e volta ou não a variar algum
tempo depois.
O que eu acredito que cause isso é o Servidor de Cache no meu provedor,
pois dependendo da configuração deste quando você inicia um download,
especialmente de um arquivo grande, ele vai começar a baixar parte do
arquivo pro servidor cache primeiro e não te enviar nada, só depois ele
vai enviar, ai sim na velocidade máxima o que causa a estranheza no
medidor de velocidade.
Fiz o teste inclusive usando o wget com a opção --no-cache e ai sim a
velocidade fica sempre próxima a máxima de maneira constante.

As duas incógnitas pra mim no seu caso são: 1 - Se a NET ai está usando
servidor de cache com proxy transparente (acredito que não) e 2 - De que
maneira a medição do SIMET é feita e se um servidor de cache no meio
pode influenciar isso.

Abraços.
Fernando Frediani