[GTER] Performance TCP estranha com acesso banda larga da NET

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Wed Sep 10 07:23:08 -03 2014

Pessoal,

Estou com um problema em casa, onde tenho um acesso banda larga NET (antes
que me perguntem, a Telbrax não tem acesso banda larga em BH, não é nosso
negócio...). O resultado do teste é curioso e eu queria saber se alguém já
viu algo parecido.

Como a lista não aceita anexos, vou compartilhar as figuras na Internet
para quem quiser ver, e vou postar um simples "gráfico ASCII" aqui para
facilitar a discussão. Espero que não chegue muito "mastigado" na lista.

Os links dos testes são:

1) http://i.imgur.com/DJabik7.png
2) http://i.imgur.com/TE8VvWu.png

O acesso é de 10 Mbps. Teste com o SIMET e os resultados são ruins, mas meu
gráfico de conexão TCP, em dois testes diferentes, apareceu igualzinho:

20 Mbps ---------------------------------------------------------

10 Mbps ----------------------------*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*
                                   /
 0 kbps *=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*------------------------------

Metade do teste apareceu com sendo _um pouco_ acima da linha de "0 kbps" (o
número durante a medida parece como sendo EXATAMENTE 1 Mbps); depois, do
nada, uns 10 segundos depois do começo, a velocidade subiu para os 10 Mbps
"normais".

Isso não bate com nada que eu já tenha visto de experiência em TCP, pelo
contrário. A conexão começa com 1 Mbps e só dispara depois de um certo
tempo.

Minha interpretação técnica é que isso seja algum tipo de shaping, que
"prejudica" conexões curtas e favorece conexões longas. Mas pode ser só
algum defeito ou bug pelo caminho. Resumindo, alguém já viu esse tipo de
fenômeno? Qual seria o raciocínio por trás disso? Eu não acha que faça
nenhum sentido, já vi o contrário (aceitar burst mas limitar conexões
longas). Mas assim...

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366