[GTER] Tipo de fila

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Sun Sep 7 13:44:11 -03 2014

Ressaltando o que o Lucas disse: UDP não é orientado a conexão.

Acrescentando: UDP não tem controle algum de congestionamento, o que ajuda
a controlar a banda usada pelo produtor de um tráfego TCP, nas conexões
feitas.

O único tráfego que um equipamento qualquer pode controlar é aquele que sai
dele, não adianta em nada achar que vai diminuir o uso UDP do downstream de
um cliente antes de fazer o controle de banda de saída desse tráfego para o
cliente. Grosso modo, se um programa no computador do seu cliente abrir uma
"conexão" UDP com qualquer lugar do mundo, chegará um fluxo de pacotes sem
muita limitação de banda até o equipamento que faz a limitação de banda de
downstream pro cliente, a partir do qual estará bem perto do que foi
configurado para o cliente. A ideia geral:

Internet(alta taxa) => roteador de borda(alta taxa) => equip. controle de
banda(alta taxa) => rede para o cliente(taxa controlada)

Mas se a taxa de saída pra rede que chega no cliente fica muito maior (como
o dobro indicado pelo Paulo), então o método pode não ser eficiente ou ser
um método que compartilha a banda disponível entre as filas, coisa do tipo
HFSC.

Para um cliente meu, a única motivação técnica de controlar a banda de
downstream do ponto de vista do cliente dele, é não sobrecarregar o meio
pelo qual os dados chegam. Mas antes do sistema de controle de banda, isso
não existe. Antes eles controlavam o número máximo de conexões de um
cliente, mas isso não faz muita diferença: o cliente pode fazer uma única
conexão que consuma toda a banda disponível.

Mais uma vez e principalmente para UDP: não adianta achar que se vai
controlar o fluxo de pacotes que chega em um equipamento, só é possível
fazer isso com tráfego que sai dele. Mesmo que a política de jogar fora
pacotes excedentes à certa taxa exista e seja implementada no hardware, o
tráfego com alta taxa já chegou, já que não existe como jogar fora pacotes
que não chegaram.

[]s
Raimundo Santos