[GTER] Solução para PPPoE server

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Sat Sep 6 08:15:52 -03 2014

O RP-PPPoE é muito lento por depender de scripts. O Accel-pppd tem
atributos próprios para controle de banda e também é compatível com
atributos do cisco.

On 2014-09-05 6:06 pm, Rubens Kuhl wrote:

<fknet at conchalnet.com.br>:

> [...]
já discutido, porém gostaria de um auxílio para escolha de hardware,
distribuição e softwares para a autenticação de cerca de 3000 conexões
PPPoE simultâneas com autenticação em servidor FreeRadius. Algum colega
poderia me auxiliar na escolha? Estou estudando a mudança pois AINDA não
estamos enfrentando problemas com PPPoE usando RouterOS como servidor,
mas por N relatos que vejo na internet todos os dias percebo que isto
ocorrerá conosco mais cedo ou mais tarde, então quero fazer algo antes
que o "bicho pegue" por aqui. Compensa insistir em uma solução open
source ou o caminho é a compra de uma caixa fechada mesmo para esta
finalidade? A maior preocupação em se ter uma solução fechada, como
juniper, não é apenas o custo de uma solução, é a distribuição de nossa
rede, que teríamos que mudar várias coisas na infra estrutura e, a
principal, é o backup/redundância. Por opção da nossa empresa hoje temos
backup de todos equipamentos que temos em produção e manter um juniper
parado é um custo alto.

> O que compensa mais nessa faixa é ter
vários equipamentos com 2000-4000
> sessões cada, inclusive por
facilitar o custo de backup. E em você podendo
> escolher a versão de
RouterOS que é mais estável para PPPoE, ou seja não
> usando hardware
novo, você vai poder manter isso com RouterOS.

> Se você quiser ir
testando outras soluções para ter na manga, um ER-Pro da
> UBNT é uma
opção interessante para testar agora que o PPPoE também é
> acelerado em
hardware, Linux com RP-PPPoE, FreeBSD com MPD... mas servidor
> x86 com
RouterOS vai te atender por muito tempo, só distribuir um pouco as

torres/fibras entre as máquinas.

> Rubens
> --
> gter list