[GTER] Solução para PPPoE server

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Sep 5 23:16:14 -03 2014

Essa foi uma das coisas que mais gostei no MPD, (mesmo não estando
mais testando o software). O uso do atribudo mpd-limit tem a mesma
sintaxe praticada pelo IOS da Cisco (rate-limit) e funcionou muito bem
nos testes. Em conjunto com o driver Netgraph (ng_bpf + ng_car) o
desempenho promete ser muito bom. (Ví posts em fóruns americanos de
usuários com 9000 sessões em um box rodando FreeBSD com MPD).

Uma
particularidade do meu cenário é que queremos vender franquias de
tráfego, e para controlar isso tive que me aprofundar um pouco em
UnLang, consegui integrar muito bem com MPD, agora estou migrando pro
RouterOS (não muda muita coisa).

Sobre o ER-Pro, o preço é irreal
mesmo comparado a Mikrotik, e se cumprir tudo o que promete. Quanto ao
MPLS, nos fóruns da UBNT ví posts de funcionários afirmando que
(lamentavelmente) a priori é adaptar mais e mais funcionalidades para a
interface gráfica (for dummies) e não a implementação de um protocolo
como o MPLS que segundo eles (essa eu tive que ler 2 vezes pra engolir)
é pouco usado.

Tópico sobre MPLS UBNT Community:
http://community.ubnt.com/t5/EdgeMAX/Will-there-be-MPLS-VPLS-support/m-p/325086#M815
[3]

Mesmo assim, tenho 2 ER3-Lite para testes e vou fazer um curso de
BGP na plataforma, conhecimento nunca é demais, e por trabalhar muito
com radio, tenho um "carinho" especial pelos produtos da UBNT.
---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [4]

[4]

Em 05/09/2014 21:34, Tiago escreveu:

> Fabrício,
> Pegamos as
velocidades do plano do cliente enviados pelo freeradius e com
> tc HTB
setamos a velocidade do cliente usando os scripts ip-up e ip-down do

ppp baseado nestes atributos.

Fabrício Kammer <fknet at conchalnet.com.br>

cenário dá para o servidor receber os parâmetros de banda do freeradius
e fazer o controle correto do cliente sem precisar de interação manual
(ou manutenção do sistema de administração) para criação das filas?
Obrigado Fabrício Fadel Kammer Skype: ffkammer 19 3866-1100

05/09/2014, às 13:50, Tiago <sytker at gmail.com> escreveu: Gerencio vários
rp-pppoe + linux em cima de DELL R210, com 1500+ usuários em cada sem
problemas. Controle de banda, rodando quagga para troca de rotas via
ospf... e em cima de múltiplas vlans. Em 5 de setembro de 2014 11:35,
Carlos Ribeiro <cribeiro at telbrax.com.br> escreveu:

> [...]
muito de Juniper e usamos vários na Telbrax, mas nesse caso específico
acho a solução com Cisco ASR mais potente e escalável. A alternativa que
eu vejo (e que nós já usamos em alguns cenários) é

vários "cluster" de Mikrotic distribuídos mesmo. Tem um "gap" no
mercado, pois para números grandes (certamente, acima de 10000 sessões)
as soluções tipo Cisco, Juniper, etc. já se justificam.
do caminho, nessa faixa de 3000 sessões que você comenta, realmente é um
número onde tem pouca opção int

www.telbrax.com.br [1] Em 5 de setembro de 2014 11:15, Eduardo Schoedler
<listas at esds.com.br> escreveu:

> [...]
juniper MX com subscriber management. Ou empilha um monte de mikrotiks
da vida. Em 5 de setembro de 2014 09:49, Fabrício Fadel Kammer

que é um assunto já discutido, porém gostaria de um auxílio para

escolha de hardware, distribuição e softwares para a autenticação de

cerca

servidor
>>> FreeRadius. Algum colega poderia me auxiliar na escolha?
Estou estudando a mudança pois AIND

internet todos os dias percebo que isto ocorrerá conosco mais cedo ou
mais tarde, então quero fazer algo antes que o "bicho pegue" por
aqui.
>>> 100%">Compensa insistir em uma solução open source ou o
caminho é a compra
fechada, como juniper, não é apenas o c

mudar várias coisas na infra estrutura e, a principal, é o
backup/redundância. Por opção da nossa empresa hoje temos backup de

todos

juniper parado é um
solid; margin-left:5px; width:100%"> alto. Obrigado -- Fabrício Fadel
Kammer skype: ffkammer -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [2] -- Eduardo Schoedler

Links:
------