[GTER] Roteador de borda

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Sep 4 14:11:03 -03 2014

> - Software de roteamento:
>         - Quagga (http://www.nongnu.org/quagga/) - É amplamente utilizado
> e os comandos sao muito similares a equipamentos Cisco para quem ja possui
> experiência. Tem um consumo maior de recursos principalmente em ambientes
> grandes com várias tabelas de roteamento. Não é o caso de provedores de
> pequeno-médio porte.
>         - BIRD (http://bird.network.cz/) - É bem mantido e bastante leve
> na utilização de recursos. Bastante utilizado em Route Servers porém ainda
> pouco utilizado para soluções de encaminhamento de pacotes.
> [...]

Algo que tem me surpreendido é a quantidade de pequenos provedores que se
tornam trânsitos de outros provedores também pequenos em locais mais
distantes. Isso mudou um pouco minha percepção de qual daemon BGP é mais
interessante para usar numa montagem dessas.

Mas na parte de distribuição, considerando que se pode utilizar algo mais
empacotado como o VyOS, só vale entrar tão a fundo nisso se o VyOS não
atender.

Rubens