[GTER] EdgeRouter Pro 8 - Travando

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Tue Oct 28 22:40:49 -02 2014

Srs, é com muito orgulho (e algum constrangimento) que venho a
desvendar o mistério do meu EdgeRouter.

Em um post anterior desta
mesma thread eu disse que: "A solução do meu problema tem nome, Cisco".
Quase acertei, deixa eu reformular.

A causa do meu problema tem nome,
Cisco, e o causador EU.

Sinopse da novela com final feliz:

A algumas
madrugadas eu aqui 3 da matina sem nada pra fazer, inventei de antecipar
a implantação do EdgeRouter para uma de minhas operadoras de trânsito,
como tinha ele conectado na rede local, acesso ao switch para
redirecionar as VLAN's aos concentradores e etc etc via VPN, ao mesmo
tempo que o consumo de link naquele horário estava muito baixo, encarei.

Foi um sucesso. Quase!

Bom alguns dias depois começaram a cair as
sessões IPv4 com a operadora e voltar novamente, revisei todas as
configurações do EdgeRouter, fiz todos os testes possíveis, descobri o
problema de L2. Hora de revisar Switches, VLAN's, MTU, Link Aggregation,
etc etc. Tudo Ok.

Hoje, ao fazer uma configuração de rota estática no
Cisco, descobri uma rota que não era para estar la. Estava direcionando
o tráfego para uma Loopback, adivinhem o IP desta Loopback!!! O mesmo
que fechava o BGP anteriormente com esta operadora. Ou seja, conflito de
IP na rede.

Meu Deus como me senti pequeno diante desta descoberta,
como um detalhe tão primário tinha passado diante dos meus olhos por
tanto tempo, a resposta é que eu estava procurando a solução no lugar
errado.

Dei um fim nesta loopback no Cisco, e não tive mais problemas
até o momento.

Enfim, peço desculpas publicamente ao EdgeRouter pela
acusação sem fundamento e espero que tenhamos um longo final feliz!!!!

Obrigado a todos que tentaram me ajudar.

---

Att

Márcio Elias
Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [5]

[5]

Em 28/10/2014 21:20, Uesley Correa escreveu:

> 3...
>
> Uesley
Corrêa - Analista de Telecomunicações
> Instrutor Oficial UBNT UBRSS &
UBWA

> Em 28 de outubro de 2014 21:01, Elizandro Pacheco [ Pacheco
Tecnologia ] <

também! Em 28 de outubro de 2014 18:05, Alysson Jose
<alyssonjose at gmail.com> escreveu:

> [...]
estou utilizando o offload ipv4 forwarding e nao acontece esses
travamentos, media de 200mbps de trafégo. show ubnt offload IP offload
module : loaded IPv4 forwarding: enabled vlan : disabled pppoe :
disabled IPv6 forwarding: disabled vlan : disabled pppoe : disabled
IPSec offload module: not loaded E como podem ver, segue o show do meu
uptime: show system uptime 20:03:30 up 20 days, 45 min, 2 users, load
average: 0.36, 0.23, 0.25 Em 27/10/2014 20:57, Rinaldo Vaz escreveu:
[EDGE ROUTER - #BUG #TRAVAMENTOS #KERNEL_PANIC]

> [...]
tread aberta pelo Miralvo Junior onde ele reportou travamentos em uma
Edge Router Pro me interessei pelo assunto. O fato é que realmente
observei travamentos em uma Edge Router Pro na versão estável mais
recente 1.5.0 (e pelo que pesquisei o problema permanece na versão
1.6.0beta1). O equipamento simplesmente entra em kernel panic e trava
sem explicação

problema é causado por uma falha no recurso offload que proporciona
aceleração de hardware segundo o fabricante. Bem, infelizmente para
acabar com os travamentos precisei desativar esse recurso com os
seguintes comandos: ubnt at edgerouter# set system offload ipsec disable
ubnt at edgerouter# set system offload ipv4 forwarding disable
ubnt at edgerouter# set system offload ipv6 forwarding disable
ubnt at edgerouter# commit ubnt at edgerouter# save Não é certeza ainda que
sejam necessários os 3 comandos. Fiz por
equipamento j&aacute

questões: 1- Habilitando o "Offload forwarding" apenas para Ipv6
acontecem travamentos? 2- Habilitando offload para ipsec acontecem
travamentos (para quem usa)? 3- O problema também acontece com os
modelos "não pro" e "lite"? 4- Se tratando de desativar um recurso que
melhora o desempenho, qual foi a perda de perfo
de 2014 15:51, Kalil Costa - Total Links < kalilcosta at totallinks.com.br>
escreveu: Pessoal,

> --
> gter list