[GTER] BGP Vyatta e RB1100

Alysson Jose alyssonjose at gmail.com
Mon Oct 27 10:12:57 -02 2014


Bom dia!

Jeffrey, temos aqui um cenário bem parecido com o seu e estamos usando 
OSPF entre a RB1100AHx2 e o EdgeRouter, do jeito que você esta pensando 
em fazer funciona sim, você só terá que definir como distribuir as rotas 
que estão no RouterOS para o EdgeRouter ai fica a sua escolha Estatico, 
OSPF, IBGP. No caso do OSPF, usa o Edge pra distribuir a rota padrão.
Em 26/10/2014 17:31, Jeffrey . escreveu:
> Srs, há algum tempo postei aqui e pedi dicas de como ter 2 upstreams em uma das localidades que atendo.Tive problemas como tantos outros com MK e descontando as soluções de mais de 20 mil reais, de longe, o melhor custo benefício foi a implementação do Vyatta para o BGP.
> Tomei esta decisão em função do bug de rota presa do MK e também do tempo de convergência alto (cerca de 3 min) no MK.
> Pois bem, como começarei a ter 3 upstreams, decidi comprar um Edgerouter pro da Ubiquiti e fazer upgrade na RAM dele, ele roda um fork do Vyatta.
> Minha dúvida agora creio que seja mais simples, terei o EDGEROUTER com VYATTA rodando a borda com os 3 upstreams.Nele terei conectado uma RB1100 AHX2 que faz o controle de IP dos clientes, nós fornecemos minimamente um /29 para cada cliente.
> Minha pergunta, qual a melhor maneira de fazer o EDGEROUTER conversar com a RB1100? OSPF? IBGP? ou teria como fazer roteamento mesmo?
> Andei lendo e parece nao ser legal distribuir as rotas via OSPF...com IBGP corro o risco de ter os mesmos bugs/problemas que tive no BGP com os upstreams?
> Posso simplesmente definir um IP inválido para o EDGEROUTER (ex: 192.168.0.1) e outro para o MK (192.168.0.2), e todos os clientes na ponta chegariam no MK (GW padrao) e depois seriam roteados por uma rota 0.0.0.0/0 para o 192.168.0.1 e a partir daí o EDGE definiria a melhor rota baseado nas configs do BGP?Essa é a melhor opção? Se sim, será transparente para os clientes usarem IP validos na ponta passando por IPs inválidos?
> To meio perdido aqui, qualquer contribuição/boa prática é muito bem vinda. Meu objetivo é oferecer o menor tempo de convergencia possivel para minimizar o downtime do cliente.
> Obrigado e bom domingo.Jeffrey
>
>   		 	   		
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter

-- 
Atenciosamente,
______________________________
Alysson José da Silva
Administrador de Redes
ITNET Provedor
Av. Ivo de Carvalho, 350 - Itabaiana, SE
CEP: 49500-000
Tel.: +55 (79) 3431-5555
E-mail:alyssonjose at gmail.com
Site: http://www.itnet.com.br




More information about the gter mailing list