[GTER] Tamanho de pool IP válido para POP

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Fri Oct 24 09:52:07 -02 2014

Pense com calma nas duas alternativas.

Se você implementar sua rede em L3 com OSPF, a topologia fica muito
elegante, mais estável e fácil de diagnosticar problemas. O roteamento
local também melhora a performance para quem precisa falar com outro
cliente na mesma célula ou região. Por outro lado você terá que fragmentar
muito seu pool de endereços IP, e gastará mais IPs na infraestrutura. E o
OSPF, por mais recomendado que seja, tem suas próprias particularidades e
dificuldades.

Se você mantiver a rede em L2, terá os problemas tradicionais de domínios
de broadcast, instabilidades de STP, flooding, etc. O tráfego local
precisará ser transmitido até o concentrador e voltará, ocupando banda duas
vezes. Mas terá uma eficiência enorme no uso do endereçamento IP, que
devido ao esgotamento global, é um recurso.

Dá para pensar num misto também:  L3 até um ponto onde você faça uso
eficiente de um /24, por exemplo, e siga com L2 desse ponto em diante.

Cada caso é um caso, veja com calma qual é o problema que mais te afeta, e
otimize a solução de acordo.

Carlos Ribeiro