[GTER] EILD: só serve para voz/STFC?

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Mon Oct 20 09:46:17 -02 2014

O limite de 2 Mbps é histórico. A questão das EILDs é um vespeiro. Existe
toda uma regulamentação de atacado, implementada através do SNOA, onde as
operadoras com PMS precisam registrar suas ofertas - mas o valor em vários
casos é ridiculamente alto (as própria operadoras fazem por menos para
clientes finais, o que contraria a regra do atacado). Há iniciativas (por
exemplo, da Abranet) para que o valor de EILD no atacado seja mais
fiscalizado e que a faixa de velocidades seja ampliada para 1 Gbps ou mais.
Não sei o status atual, mas sei que a disputa é pesada. São muitos
interesses em jogo. Somente um comando firme na Anatel poderia fazer isso
acontecer, contra a vontade das operadoras dominantes em cada mercado.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620