[GTER] Web Filter

Adriano Macedo adriano at mcinfor.com.br
Fri Oct 17 11:22:59 -03 2014

Bom dia caros colegas,

Alguém já implementou politicas de Web Filter utilizando RouterOS?

Em uma determinada empresa, preciso filtrar alguns conteúdos como: Redes Sociais, conteúdo adulto e de entretenimento.

Quais são minhas opções?

Firewall:

Filtro por IP, seria necessário pesquisar redes IP de todos os conteúdos que eu queira bloquear.
Filtro por Content, simples de configurar, mas causa efeitos colaterais, já que tudo relacionado a palavra é descartado.
Layer7 Protocols, uma área um pouco complexa, dificilmente eu conseguiria fazer algo eficaz.

HTTP Proxy:

Acess Deny, uma das melhores opções, basta inserir o domínio e pronto! O problema é que não tem efeito sobre sites HTTPS (Facebook, Youtube e etc)

DNS:

Redirect DNS, redirecionar todas as requisições de DNS para o proxy de DNS do RouterOS e criar entradas estáticas redirecionando para um endereço de bloqueio, mas devido encurtadores de URLS, talvez o bloqueio fique falho.

Se alguém já fez ou precisou de algo parecido, gostaria de sugestões.

Obrigado e um abraço a todos.

Adriano Macedo
MC Informática.