[GTER] BGP x Rota de saida

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Tue Oct 7 22:14:13 -03 2014

Para controlar a saida vc teria que usar local preference, mais
acredito que a menos que 1- Vc tenha um tráfego de upload muito grande e
prejudique um de seus links ou 2 - Um link tem um melhor desempenho em
upload, não há por que se preocupar com o upload.

Tendo full routing
com as 2 operadoras seus clientes vão sair pela melhor rota eleita pelo
seu router (seja ela pela operadora A ou pela operadora B) e a volta vai
ser pelo caminho mais específico.

O mais comum é ter algum tráfego de
saída específico para um ou outro destino que vc acaba usando regras
para forçar a saída por uma ou outra operadora (por exemplo, uma das
operadoras esteja apresentando um problema no acesso ao destino X), ai
vc força as rotas ao destino X a sair pela operadora que está
funcionando bem, mesmo que não seja considerado originalmente o melhor
caminho pelo seu router.

---

Att

Márcio Elias Hahn do
Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA
DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Em 07/10/2014 21:58, Jr
Silva Colombo escreveu:

> Boa noite Galera;
>
> Eu sei que este
assunto já esta um pouco massante, mas infelizmente não
> consegui
resolver meu problema e gostaria de uma dica dos amigos de

profissão.

> Recentemente ativamos um segundo link, quando inicio a
segunda seção com a
> operadora 2 as rotas começar a entrar por uma e
sair por outra, por exemplo.

> Quebrei meu bloco /22 em 2 blocos /23
e anunciei um /23 para cada operadora
> + /22.
>
> O primeiro /23 sai
pela OI sem nenhuma anormalidade, no entanto, o segundo
> bloco /23 sai
pela OI mas volta pela GVT.

> Criei alguns filtros, mas sem sucesso
até o presente momento.

> Estou usando roteador Cisco.

Aproveitando a situação, uma outra particularidade, eu consigo balancear
> tráfego de up/down nos dois links.
>
> Desde já agradeço a ajuda
dos colegas.