[GTER] Configuração de strong x weak host model para servidores

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Sun Oct 5 17:24:25 -03 2014

Rafael,

Na verdade são muitos serviços rodando, mas a maioria deles se trata de
"sistemas legados" que não operam em "cluster" com um servidor em BH e
outro em SP (como é comum em soluções que foram desenhadas desde o começo
para operar em alta disponibilidade). Existe uma imagem virtual única
rodando em um site e sendo replicada no storage do outro lado. Esses
sistemas teriam que ser reescritos, ou então, teria que haver um
investimento muito mais alto na solução de virtualização, que não é viável
no momento.

O jeito mais simples de resolver é mantendo o site de SP em modo "standby",
sem nenhum acesso entrando por lá. Assim tudo vem para BH sempre. Se o site
de BH falhar a réplica assume em SP. É assim que a maioria desses sistemas
funciona. Mas há o desejo de dar maior disponibilidade permitindo acesso
pelos dois links simultaneamente.

De todo modo, como havia falado, há outras opções, e eu acabei trazendo
essa para discutir porque achei que era um tema interessante :-) Não quer
dizer que será adotada. Mas acho que vale a pena investigar.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620