[GTER] FreeRadius e accounting de hora em hora

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Oct 3 13:29:11 -03 2014

Ola cara, não sei o que vc fez no seu Radius, por que aqui ele faz
um insert a cada interim update na tabela radacct.

---

Att

Márcio
Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.net
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

[2]

Em 03/10/2014 09:31, Fabrício Fadel Kammer escreveu:

> Fabio,
>

> Alterando este parâmetro ele irá enviar o accounting para o radius de
hora me hora, mas o Radius não irá gerar registros de hora em hora, mas
sim fazer um update no registro da conexão atual, não resolver apenas
alterando este parâmetro.

> abs
> --
> Fabrício Fadel Kammer
> skype:
ffkammer

<engfabiobaptista at gmail.com> escreveu:

> [...]
MK, dentro da guia "Secrets", existe um parâmetro dentro da parte "PPP
Authentication & Accounting" chamado "Interim Update", que é exatamente
o que procura. Você habilita nessa mesma tela o Radius e o Accouting,
muda o interim para 01:00:00 e pronto. Abs. On 02/10/2014 14:16,
Fabrício Fadel Kammer wrote:

> [...]
Realmente foi implementado e eu comi bronha, não vi no changelog de
nenhuma versão, vou testar os pacotes COA. De qualquer forma não resolve
meu caso, o que eu preciso é fazer o account dos clientes de hora em
hora sem desconecta-los, gostaria de apresentar extrato de uso para meus
clientes com registros de hora em hora, para ficar uma leitura mais
fácil e bonita do extrato, isto que não estou conseguindo fazer sem o
uso de Stored Procedures. abs -- Fabrício Fadel Kammer skype: ffkammer
Em 02/10/2014, à(s) 10:15, Otavio Augusto <otavioti at gmail.com> escreveu:

> [...]
implementação assim para mudar a velocidade do cliente quando atingisse
uma determinado volume de tráfego sem derrubar a conexão dele. Acontece
que alguns dos atributos do funcionam somente em HotSpot no mikrotik mas
o Mikrotik-Rate-Limit ( o que usei ) funciona. Em 2 de outubro de 2014
07:35, Fabrício Fadel Kammer <fknet at conchalnet.com.br> escreveu:

> [...]
fiquei ausente estes dias. Como diria Jack, vamos por partes: O Interim
Update está configurado em meus mikrotiks (que são os concentradores
PPPoE) Problema é que se o usuário não desconectar é visto apenas 1
registro da tabela Radacct do FreeRadius Sobre COA: Mikrotik não tem
implementado pacotes COA para conexões PPPoE, pelo menos não tinha e não
achei nada de documentação dizendo de sua implementação. Pelo jeito acho
que a única forma é eu acionar um stored procedure através dos arquivos
de configuração do FreeRadius mesmo, ao invés de fazer o insert/update
direto na tabela, só fico preocupado com o desempenho disto. Algum
colega tem alguma outra sugestão? -- Fabrício Fadel Kammer skype:
ffkammer Em 16/09/2014, à(s) 17:14, Márcio Elias Hahn do Nascimento
<marcio at sulonline.net> escreveu:

> [...]
pode mudar as configurações da sessão do usuário sem desconectar o
mesmo, usando CoA, Interim Update aliado a um pouco de conhecimento em
UnLang fazem milagres. Exemplo: vc configura os updates para rodarem de
5 em 5 min (ou menos) e a cada update vc pode verificar o que vc quiser
usando UnLang e dependendo do resultado montar um pacote de CoA ao NAS
(cada NAS tem requisitos de atributos para identificar a sessão do
usuário). Fiz um controle de tráfego com franquias mensais usando
FreeRadius e MPD no FreeBSD, com o usuário fazendo download quando
estourava a quota e a limitação de banda se tornava maior, via-se a taxa
de transferência caindo para a nova configuração. Muito massa. --- Att
Márcio Elias Hahn do Nascimento (48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.netGERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2] [2]
Em 16/09/2014 16:26, Thiago Damas escreveu:

> [...]
update Em 16 de setembro de 2014
<fknet at conchalnet.com.br>

Boa
> [...]
accounting de conexões PPPoE de hora em hora para poder disponibilizar
relatórios de extrato de uso mais legíveis e para trabalhar com franquia
de dados diárias sem precisar desconectar o usuário a cada hora? Achei
uma solução interessante na internet, com o freeradius chama uma Stored
Procedure para fazer o accounting e esta se encarrega de fazer a
gravação de um registro por hora, mas fiquei preocupado com o desempenho
de fazer isto usando-se SP em MySQL. Obrigado Fabrício Fadel Kammer
Skype: ffkammer 19 3866-1100 -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [1][1]
--------------------- Consultor de TI Citius Tecnologia 31 37761866 31
88651242 http://www.citiustecnologia.com.br [3] -- gter list