[GTER] Verificar visada para enlace

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Fri Oct 3 11:50:41 -03 2014

Tem softwares específicos para cálculo de enlace que levam em conta faixa
de frequência, curvatura da terra, topografia, dimensões da zona de
Fresnel, etc. para determinar não só se tem visada, mas que tipo de antena
usar, a velocidade máxima que pode ser atingida, o nível de disponibilidade
ofertado (considerando variações climáticas e eletromagnéticas), etc. Eu
conheço o Pathloss e o Radio Mobile. Os dois são muito bons, mas é preciso
um pouco de conhecimento para usar de forma adequada.

Talvez valha a pena você terceirizar somente o cálculo com um engenheiro
especializado. Não deve ficar muito caro e pode poupar muito risco. Deve
ter alguém na sua região que possa te dar essa ajuda.

Sobre a confirmação da visada, tem um monte de macetes. Você pode comprar
uma boa bússola militar, do tipo que tem uma "mira", e usá-la para saber se
está olhando para o lado certo, bem no rumo da visada. Um bom GPS também
ajuda. Se você tiver dificuldades mesmo assim, do outro lado você pode usar
balões coloridos como foi sugerido, ou melhor ainda, um balão metalizado,
que reflete o sol. Encha ele de gás hélio (você acha em loja de material
para festas). É facilmente visível de longe em um dia ensolarado. Oura
opção, no lado do prédio, é usar um espelho para refletir o sol, se a
pessoa ficar mexendo o espelho lá em cima, você verá o "flash" de longe.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366
Tel: +55 (31) 3305-5620