[GTER] Verificar visada para enlace

Marcio - Google marciorp at gmail.com
Fri Oct 3 01:20:15 -03 2014

Salve mestres!

Alguém pode me dar uma idéia de como verificar uma visada de 45Km para ter
certeza que é possível fechar um enlace?

Sei que alguns galhos no caminho serão inevitáveis, minha preocupação é ter
um prédio ou coisa parecida. Pelo Google Earth não tem, mas não confio
muito nele.

Não tenho os rádios/antenas ainda. E antes de dar o parecer queria ter
certeza absoluta que vai dar. É um favor que estou fazendo para uma pessoa
que me ajuda muito, então não quero fazer ela gastar a toa. Também não
tenho experiência com esse assunto.

Estou pensando em usar um par de Ubiquiti AirMax M (por sugestão aqui da
lista), pois segundo o site do fabricante chega a 50Km. Além disso o preço
está bom, em torno de 300 dilmas no ML, cada uma. Isso ficaria dentro do
valor que ele está pensando em gastar.

Tentaram contratar uma empresa especializada, mas o orçamento ficou mais
caro que o sítio.

Em um lado ela ficará em um edifício de 12 andares, na cobertura. Do outro
penso em um poste de concreto tipo T duplo de 15 metros. Aqui tem muitos
usados em boas condições e com bom preço. Na pior hipótese, pensamos em
colocar dois tubos galvanizados totalizando 12 metros, mas acho que ira
balançar muito.

Não preciso de muita banda, é apenas para dois computadores acessarem a
Internet, coisa leve.

Sugestões?

Em tempo, tinha invadido a thread de outro colega. Agora resolvi criar uma
específica. Se for off-topic, por favor, me desculpem.

[...]'s

Marcio