[GTER] Obtendo ASN: Multi-provedor para pequenos ISPs

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 1 23:27:22 -03 2014

> Olá pessoal!
>
> Lendo no registro.br sobre os requisitos pra se tornar um AS, me deparei
> com a necessidade de já estar sob mais de um ISP.
>
> Essa necessidade é estrita ou flexível para o caso de pequenos provedores
> (menos de 1000 clientes, por exemplo)?

Como já citado, não precisa de dois trânsitos, e sim de uma política de
roteamento distinta. Então se você tiver um trânsito e uma conexão de
peering qualquer, mesmo que seja peering privado com apenas uma outra rede,
já justifica ter o AS. Exemplo: conexão direta com a rede da prefeitura da
sua cidade.

O que ter apenas um trânsito atrapalha é na questão de quantidade de
endereços IP a justificar; com dois trânsitos você precisa justificar
metade do que quando você tem um trânsito só; e para isso o que conta é
conexões de trânsito.

Assim, considerando que um dos grandes usos de ASN+IP é ter redundância e
ter dois trânsitos ajuda inclusive a não precisar justificar já de cara uma
quantidade mais alta de IPs, esse é o caminho que mais faz sentido... mas
não é o único.

Rubens