[GTER] ambiente 802.1ad(QinQ) não funciona

spiderslack spiderslack at yahoo.com.br
Tue Nov 25 07:19:49 -02 2014

Ola pessoal, Bom dia

Estou montando um ambiente de QinQ somente para entender o funcionamento
do protocolo. Estou utilizando dois 4 linux sendo 2 clientes laptop
Linux e 2 maquinas coloquei a topologia em imagebin

http://imagebin.ca/v/1iRN17TQm8LT

Porém não funciona, nas máquinas que estão no meio do caminho configurei
o qinq com o comando.

ip link add link eth0 eth0.20 type vlan proto 802.1ad id 20

Fiz o mesmo comando nas outras 3 interfaces ajustando os nomes das
interfaces. Nos laptops testei com e sem tag(apesar que no desenho
coloquei sem tag) ethertype 8100 para dot1q normal, para meus pacotes
serem encapsulados no pacote com ethertype 88a8, mas na prática não
funciona. Estou errando no entendimento do funcionamento do 802.1ad. O
que eu quero e imagino e que os pacotes de um laptop saiam de um lado e
chegem no outro passando pelo tunnel 802.1ad com ou sem tag de vlan.

Se alguém ja testou ou passou por isso se puder me ajudar, Desde já
agradeço.

Att.