[GTER] Ambiente ADSL

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Sun Nov 23 09:21:35 -02 2014

O netem é muito legal mas não simula certas classes de falha. Ele apenas
simula as falhas visíveis de L3 pra cima. Por exemplo, ele simula perda de
pacotes, mas não simula os erros subjacentes - por exemplo, erros de CRC.
Links seriais com muitas falhas podem teoricamente inclusive passar para
cima pacotes com erros "não detectados", trocas de bit que por acaso tenham
CRC aparentemente válido; o ADSL é um pouco mais robusto em virtude de já
ter uma pilha maior de protocolos internamente, mas é um exemplo de coisas
que o netem não foi feito para simular.

Outro ponto é que distribuição dos erros no tempo precisaria ser ajustada,
para simular o impacto com mais fidelidade. Exemplo: parte dos erros tem
características de distribuição normal (perda eventual de um pacote ou
outro), mas há perdas em rajada, e há os casos em que o modem faz um
"retrain" e reconecta em uma taxa mais baixa. Talvez seja possível simular
o impacto dessas situações ajustando a distribuição ou rodando um script
que reconfigure a taxa dinamicamente.

Carlos Ribeiro