[GTER] Escalar OSPF / iBGP

Jonatas M. Victor jonatasmv at gmail.com
Mon Nov 17 08:11:43 -02 2014

  Hoje trabalho com áreas ospf separadas e estou trabalhando na questão de
sumarização para poder otimizar
os IPs que tenho hoje. Vou transportar meu range de IPs dos meus radius
servers para o clientes nas pontas
Como tenho links com propriedades diferentes em vários pontos e como deve
ser o caso de vários provedores
é necessário um controle do tráfego que passa por devidos pontos em relação
a outros será o BGP mais manobrável
que o OSPF? Igual tem que ser mantido o OSPF para garantir a conectividade
da rede, mas estou tentando pesar até
que ponto vale a pena a implantação do iBGP?
   O tempo de convergência pode ser tunado em ambos os protocolos correto?
   E como o pessoal tem tratado a interconexão do eBGP para o iBGP? Usando
seu número real de AS na interna e
trabalhando em filtros quando chegam na borda?
   Hoje eu tenho implementado OSPF em toda a minha rede e eBGP na borda.
Uso gw default redundânte no ospf apontando
para os meus roteadores de borda e esses sim rodando eBGP/iBGP para troca
de rotas. Mas vejo que isso hoje
não está conseguindo mais escalar.