[GTER] BGP Vyatta e RB1100

Jeffrey . jeffrey_bf at hotmail.com
Mon Nov 10 00:50:03 -02 2014

Bom - primeira vez que configuro o BGP no VyOS.. resultado, tomei uma surra bem dolorida..No fim, parece que funcionou, mas como sempre aparecem umas coisas diferentes...Vou tentar explicar da melhor forma possível, é um pouco extenso..Tenho 3 upstreams que chamarei de A, B e C.tenho um /22 anunciado para os 3 upstreams, para nao usar o real, usarei, 1.1.220.0/22No upstream A, tenho 90MB, no upstream B tenho 50MB, no upstream C tenho 20MB.recebo lista full de todos eles.Anuncio os prefixos desta maneira:Upstream A:1.1.220.0/221.1.220.0/231.1.222.0/231.1.220.0/241.1.223.0/24
Upstream B:1.1.220.0/221.1.220.0/231.1.222.0/231.1.222.0/24
Upstream C:1.1.220.0/221.1.221.0/24
Desta maneira controle o download, os /24 220.0 e 223.0 saem pelo UP A, o 221.0/24 sai pelo UP C, e o 222.0/22 sai pelo UP B...criei uma prefix list para cada upstream e associei a um route-map que possui na primeira regra um permit, match ip address prefix-list XXXXa proxima regra é uma deny que faz match ip address de outro prefix-list chamado all que possui o prefixo 0.0.0.0/0 le 32essa é a parte acredito pra ng me usar de transito.uma vez pronto o route map, associei ele no export do neighbor de cada um dos meus peersTambém fiz um route-map para associar no import, a primeira regra tem um deny dando um ip address match prefix-list em todos os meus prefixos, mais um prefixo 0.0.0.0/0 para que eu descarte a rota padrao de meus UPS. Depois dessa regra, tenho uma regra que permite tudo (0.0.0.0/0 le 24)e logo depois eu seto o local-pref de cada um deles.. Meu UP A possui 120 de local-pref, UP B = 100 e UP C = 80Dessa maneira forço todo o upload no UP A.Para todos os peers eu coloquei o soft-reconfiguration inbound para manter tudo na memória.
Subi tudo, configurei tudo e tudo funcionou como esperado, até eu testar o failover...fui lá e tirei o cabo do UP A, depois de uns 2 minutos, tudo voltou ao AR, MAS ao fazer o teste de banda,  a banda nao passa de 6 ou 7MB, mesmo saindo pelo UP B que possui 50MB de banda...Quando ponho o micro na classe 222.0/24, e os 3 UPS estao no ar, eu consigo os 50MB de down sem problemas, e posso ver que realmente tá vindo pelo UP B....Quando tiro o UP A, começa a prejudicar o download do UP B, mas o interessante é que o upload fica normal (consigo os 50MB)...nao consegui entender... depois que coloco o cabo do UP A e espero baixar as rotas e atualizar, tudo volta ao normal.
Alguém tem alguma idéia do que pode estar ocorrendo? Isso só acontece qd tiro o cabo do UP A, se tirar do B ou do C, o comportamento de failover é o esperado....
Qualquer sugestao é mto bem vinda... se precisar de mais detalhe é só falar.Obrigado e boa semana a todos.
Jeffrey