[GTER] Quantos de vocês usam o OpenSSH?

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Sat May 31 15:28:30 -03 2014

Pois é, Rafael, esse é um bom ponto:

OpenBSD não está no páreo para fazer negócios.

Usar os resultados dos esforços da comunidade OpenBSD para criar produtos é
muito válido, e bem existente (alguém aqui já citou o Halon -
http://www.halon.se).

Que o OpenBSD per se, como comunidade, não é o negócio de alguém, fica
claro pra mim ao comparar FreeBSD Foundation com OpenBSD Foundation.

As decisões do OpenBSD vão na linha da segurança levada a sério, da
corretude, da boa leitura de código, da durabilidade da ferramenta, e não
pelo que está em voga no momento em computação/TI. Certa vez um amigo fez
uma ótima comparação: OpenBSD é como encomendar um guarda roupas para um
marceneiro, ao invés de comprar em uma belíssima loja de móveis
convencionais.

Esse é o maior motivo para que ele não funcione bem no "modelo" de outras
fundações, pois ser pago por alguém externo, na prática, acaba implicando
andar nos trilhos desse alguém. Eu não vejo isso acontecer no OpenBSD nem a
pau, o projeto morre antes de mudar seus princípios.

OpenBSD mostra que esse "modelo de negócios", para o que é, funciona muito
bem. Mais de 20 anos com os mesmos valores e objetivos.

Quanto a forks, bem, isso é sempre possível para qualquer projeto de código
aberto.

[]s
Raimundo