[GTER] Peplink - Load Balance

Andre Alves andre at benerofonte.com.br
Tue May 27 16:40:47 -03 2014

Olá, Gustavo. Eu tenho um peplink balance em minha rede são
equipamentos ótimos, muito robusto. Mas, recomendo que voce compre
fora do pais, porque aqui é pelo menos 4 vezes mais o valor em dolar.
Tem alguns contras:

- Suporte a IPv6 é defeituoso ( ele tem suporte a IPv6 na Lan mas
não na Wan )
- O suporte técnico é bom, mas se voce bater em alguma tecla de uma
funcionalidade que está faltando e que deveria ter eles nunca mais te
respondem as coisas direito, resumem tudo na hora de te responder.
- O suporte a OSPF só tem nos modelos acima do balance 710, abaixo
disso é obrigado a usar rota estática
- O desempenho dos modelos abaixo do 710 não passa de 100 Mbps -
parece ser bom, mas na prática não é todo este desempenho não.
Pude provar isso, e realmente fiquei decepcionado nesta parte, a rede
que configurei na época morre quando tem que pegar a rota dentro de
um balance 310, fora dele chega a 980 Mbps o trafego em full duplex,
quando passa por ele chega em torno de 70 Mbps o download e 50 o
upload - pela LAN.
- Algumas funcionalidades vai passar raiva com ele, como por exemplo o
fato de na interface dele, não ter como saber qual a velocidade de
negociação atual da porta.
- Tem um problema na configuração da administração dele que não
conseguiram me resolve até agora, que é apenas alguns determinados
ranges de ip pode acessar a admin dele, na teoria a funcionalidade tá
lá. Mas, na pratica não funciona como deveria.
- Na interface de Port Forwarding dele, se voce tiver muitas regras
vai virar uma bagunça só, já que não tem como voce organizar
algumas regras colocando um grupo para elas por exemplo: Servidor de
E-mail
- O DNS Proxy não funciona muito bem se voce quiser fazer o proxy
para um servidor do ad por exemplo, já que ele ainda quer sair com a
consulta de dns para a interface lan, mesmo o o ip sendo de classe A
por exemplo.
- A opção de verificar se há novas versões do firmware disponivel
através da admin nunca funciona.

De resto é um bom equipamento, mas dependendo do que voce quer na sua
rede compensa mais buscar outras soluções mais baratas e com
desempenho melhor, e principalmente que tenha OSPF.