[GTER] Concentrador PPPOE

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Mon May 26 21:23:50 -03 2014

Em 26/05/14 12:43, Flávio Costa escreveu:

> Em 09/05/2014 09:28, Luiz Fernando Dazzi escreveu:> Bom dia Srs. !

> Já fiz testes com FreeBSD+MPD, Linux+RP-PPPoE, RouterOS e recentemente
> Linux+Accel-PPP.
>
> FreeBSD+MPD sempre foi nosso porto seguro, mas com certas ressalvas. O
> netgraph, subsistema do kernel onde é implementado o PPPoE, sempre se
> mostrou meio instável para alto volume de conexões, dando kernel
> panics constantes. Batalhamos muito onde trabalho contra isso porque
> era uma solução barata, elegante, eficiente e na época em que comecei
> [...]
Olá Flávio,

Esse assunto muito me interessa. Um tempo atrás cheguei à fazer uns
testes com FreeBSD 10 + MPD5 e estava tendo esses kernel panics com
muitas conexões PPPoE e descobri que o problema só estava acontecendo
com o driver igb da intel. Troquei as interfaces por uma Intel PRO/1000
PT Dual Port PCI-e que usa driver em(4) ao invés do igb(4) e os kernels
panic pararam. Não segui em frente porque teríamos que fazer muitas
mudanças no nosso sistema pois usamos muito a API da Mikrotik no nosso
sistema.
Mas experimenta usar essa interface Intel. A Juniper tem uma excelente
caixa MX5 que aguenta mais de 10000 conexões PPPoE e o sistema base da
Juniper é o FreeBSD, eu não desistiria do sistema se eu estivesse no seu
lugar.  :)  Tenta abrir uma PR, manda e-mails para lista freebsd-net@,
assim teremos cada vez mais um sistema robusto e aberto à todos.  :)

PS: comecei à testar o RouterOS 6.13 em uma CCR-1036 com IPv4 e IPv6
(Dual Stack). Nesse momento:

- 1536 conexões PPPoE simultâneas.
- 278Mbps de tráfego.
- 70000 PPS (up+down).

Vamos ver por quanto tempo se comporta bem.  :)

Grande abraço e sucesso nos testes.