[GTER] Dúvidas sobre DNS

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri May 23 21:33:17 -03 2014

Em 23/05/14 16:12, Danton Nunes escreveu:

> isso é particularmente sério em zonas assinadas (DNSSEC) e atributos
> com RRsets grandes. Ainda há idio^H^H^H^Hadministradores que bloqueiam
> 53/tcp indiscriminadamente.

Pessoal, aproveitando o tópico de DNS, confirmem ou corrijam meu pensamento:

Eu sempre procuro utilizar o DNS que o provedor(Cable, ADSL) fornece ao
cliente.
Caso seja um cliente business, com  Active Directory, procuro também
usar os IP do DNS do provedor como encaminhadores, do que somente
consulta direta aos root-servers(deixo root-servers caso o encaminhador
dê timeout de 5segundos).

Faço isto porque acredito que o provedor que cliente assina, possui(ou
no futuro pussuirá) algum tipo de cache que com base nas consultas DNS,
otimizem o tráfego, gerando menor latência, mais velocidade, tipo
jogando para um CDN, ou seja, fazendo não só análise da porta 80.

Bom, se meu pensamento acima estiver OK, minha questão é:
Devo tentar educar o pessoal a evitar a usar dns públicos, alegando que
isto poderia fazer com que a máquina dele não passe pelo cache e venha a
ter uma navegação mais lenta para abrir algum conteúdo que poderia ter
buscado no cache local?

Esta dúvida me veio na cabeça porque andei fazendo alguns tcpdumps no
adsl de casa e noto que, por exemplo, quando o XBOX vai fazer alguns
downloads de jogos, se eu altero o DNS dele(da operadora para google), a
origem do Download muda(e o tempo também). Mas ao mesmo tempo, já me
falaram que não tem impacto do DNS, somente do tráfego HTTP que é
analisado...

E aí, como anda a questão de CDN/cache e o DNS da operadora? E como fica
nesta jogada serviços que são bem conhecidos tipo o google public dns?

Obrigado!