[GTER] Dúvidas sobre DNS

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Fri May 23 14:47:36 -03 2014

Adicionando à resposta do mestre Rubens:

Lembre-se que o conceito de master/slave faz sentido para quem administra
as zonas, mas os recursivos não sabem e nem precisam saber quem é master ou
slave. Além disso, os dados do hidden-master não devem estar declarados
dentro da zona.

DNS nada mais é que uma base de dados. Uma coisa é "quem são os servidores
e quem vai transferir zona para quem", outra coisa é "qual o conteúdo da
zona". Você pode usar rede privada para fazer transferência de zona (usado
na configuração de master e slaves) e rede pública para responder as
consultas (usado no conteúdo da zona).

Finalmente, lembre-se que servidores DNS (tanto autoritativos quanto
recursivos) devem responder tanto via UDP quanto via TCP. Existem poucas
consultas via TCP, mas existem. E isso exige medidas para evitar ataques
via TCP (e ao contrário do que parece ser intuitivo, colocar um FW stateful
ou IPS na frente não resolve).

Abs,
Ricardo