[GTER] pfSense - not open source anymore

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu May 22 08:31:36 -03 2014

Senhores,
já tem algum tempo que venho me dando bem com a ferramenta pfSense.

Interface limpa, com muito recursos, estável...

Estou trabalhando agora em um projeto para atender entre 60 e 70
escritórios remotos, e até o momento a ferramenta escolhida era o pfSense.
Porém ontem em conversa com um dos envolvidos no projeto, ele me relatou
que há pouco tempo a "maioria" dos desenvolvedores deste optaram por fechar
o código.

Então o 1º motivo de e-mail é para alertar os colegas que usam/recomendam
tal ferramenta tendo ela com OPEN.
Não é mais OPEN. Copyright.

O 2º motivo é discutir(argumentadamente) uma alterativa para este projeto.
Que tem demanda por:
- Interface gráfica de boa usabilidade
- Firewall/Nat
- VPN IPsec
- OSPF
- VRRP(este não está incluso no pfSense, mas estavamos trabalhando na
inslusão manual do pacote).

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação