[GTER] Fwd: Estoque IPv4 na regi??o alcan??ou o /9

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue May 20 22:51:49 -03 2014

Jefferson,
a resposta para sua pergunta seria: "Troque os equipamentos dos clientes!".

E você pergunta: "Mas de onde eu vou tirar esse
custo(equipamentos+implantação)?"

E aí só temos uma resposta possível:
 -> O custo do trânsito IPv6 teria que ser menor que o custo do trânsito
IPv4.
Ou a variante malvada da mesma informação:

​​
-> O custo do trânsito IPv
​4 teria que ser maior que o custo do trânsito IPv6.

Considerando que o v4 vai ser um limitador de ganhos para as grandes tele,
e que eles vão ter que compensar isso de alguma forma, eu vejo como certo
que em algum tempo o custo do trânsito v4 vai ser mais caro que o trânsito
v6.
   E quando isso acontecer, os ISPs vão subsidiar a troca dos CPEs para
suporte ao v6.

Eu vejo como contramedida possível para essa "evolução à pauladas" o uso de
subsídios para o trânsito v6.
Órgãos regulamentadores, backguardeaos por órgãos de governo, poderiam
desenvolver políticas de subsídio ao trânsito v6.

   Um exemplo?

   O colega de missiva, Mr. Patara, compartilhou
   hoje que o PTT-SP(o) bateu a marca dos 20K
   prefixos.

   E se, um grupão de orgãos, organizados pelo
   PTT.BR se uni-se para interligar os PTTs do
   Braz(s)il apenas em V6?

   Como foi dito aqui, os geradores de 30-40%
   do tráfego estão nos PTT-SP e PTT-RJ, certo?

   P.S.: Como sou mentalista, sei que ao ler
   esse e-mail você pensou: "Lá vem esse chato
   denovo com esse papo de interligar os PTTs."

   P.S.2: É certo que se isso ocorrer, vão
   tentar surgir os espertinhos que vão tentar
   tunnelar o v4 em cima do v6...
   Mas  não  é  nada  que  seja  impossível de
   identificar e vedar o cara dos PTT.BR.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação