[GTER] Usuario tipico faz 12 GB de download mensal

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun May 18 14:25:40 -03 2014

rodrigo.strafacci at friistelecom.com.br>:

> Que dizer que o PTT-SP já absorve em média em torno de 50 % em média para
> uma determinada demanda Alexandre? Interessante, queria saber em quanto
> isso estava atualmente, temos hoje em torno de 1.8 Gbps de tráfego sendo
> destes, 200 Mbps para o PTT-SP, que está nisso pois não anunciamos toda
> nossa rede pra lá, pois só possuímos 200 Mbps de transporte.

E estar no PTT-SP pode fazer diferença mesmo em para onde vem seu trânsito.
Um causo muito interessante que me contaram em Itajaí no último GTER:
- Rede tem, internamente um nó de CDN da Akamai ;
- Rede não tem conexão com o PTT-SP, pois o custo de trânsito e o de
transporte para o PTT-SP eram iguais ;
- Usuários dessa rede, usando o DNS recursivo próprio, se beneficiam da CDN
da Akamai ;
- Porém, muitos usuários dessa rede usam o DNS do Google ao invés do
recursivo deles ;
- A Akamai não leva em conta a informação de rede de onde vem a pesquisa
DNS ;
- Como a pesquisa vem de DNS do Google no exterior, Akamai responde com nó
de CDN no exterior ;
- Pode ser que essa rede esteja consumindo mais trânsito do que precisaria,
caso usasse o DNS do Google no PTT-SPO e esse DNS acabasse sendo
reconhecido pela Akamai como local.

Assim, apesar de você ter limitação nos prefixos anunciados para o PTT-SP,
experimente fazer com que o prefixo 8.8.x.x do Google seja utilizado por
toda sua rede. Isso pode fazer diferença mesmo para a qualidade de
trânsito, devido ao uso muito abrangente dos DNS do Google por usuários.

Rubens