[GTER] Usuario tipico faz 12 GB de download mensal

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sun May 18 11:25:26 -03 2014

Em 18/05/14 01:46, Alexandre Pires Avilla [Dominioz Telecom] escreveu:
> Faz sentido mesmo Rubens, meus clientes tem uma média bem parecida com
> estas. Mas tem uns heavy users residencial que conseguem a proesa de
> consumir 300 a 400 gb por mês :-O
Alexandre,

Não é proeza, é simples. Veja, quando falamos em conteúdo VOD, que
acredito ser o futuro do entretenimento, é justamente ver o que você
quiser e quando quiser.
Quando você assina uma TV paga, você consegue ver o conteúdo mas não
quando você quer, à não ser gravando ele e mesmo assim não dá pra gravar
muitos. Aí você se depara com algumas coisas:

- Um seriado que já começou e você perdeu os primeiros episódios.
- Um episódio que saiu primeiro lá fora e tem atraso de 1 ou 2 semanas
aqui no Brasil.
- Filmes e seriados com qualidade HD (1080p/720p)

Bem, um seriado em HD 720p tem em média de 1.2Gb. Eu não assisto nenhum
seriado com qualidade inferior à essa. Agora façamos as contas:

Eu assisto mais de 30 seriados que estão passando e por semana
normalmente sai 1 episódio, não contando as paralisações dos mesmos em
certos períodos.

30 * 1.2Gb = 36Gb por semana
36Gb * 4 = 144Gb mensal

Aí você soma os filmes em HD 720p que são em média no mínimo entre 4G e
8Gb.
Soma os vídeos do Youtube + Netflix.

A tendência é por aí, eu me considero um heavy user mas sei que se eu
não conseguir ver o Game of Thrones no domingo à noite, consigo vê-lo na
segunda à noite.  :)
Muita gente já faz isso e eu tenho uma estatística de 1 site de torrents
nacional que só ele tem mais de 100.000 usuários, ou seja, muita gente
já pode ser considerada heavy user hoje em dia. A tendência é o consumo
sempre aumentar e não diminuir.