[GTER] QinQ ou double tagged com plataforma GEPON

spiderslack spiderslack at yahoo.com.br
Sun May 11 08:55:31 -03 2014

Bom dia Rubens.

Eu pensei nisso de colocar um cabo entre portas do mesmo switch, mas
testei ontem o comando e não funcionou.

O problema que pude constatar e que no modo trunk ele passa todas as
vlans inclusive a vlan layer 3 e quando ativo o tunnel dot1q ele manda
minhas vlan layer 3 para down. A idéia era criar uma vlan de transporte,
tipo tenho a porta gi1/0/10 vai passar todas as vlans menos as vlans
layer 3 para elas não irem para down. Então criaria uma vlan de
transporte sei la vlan 200, e digamos que a vlan layer 3 que seria a LAN
ligados aos clientes seria 12 varia 2 portas em modo access na vlan 200
e 12 e ligava via cabo. Num primeiro momento acho que o log ia encher de
vlan mismatch mas seria uma solução até conseguir um switch ou roteador.
Respondendo a pergunta do Douglas o ip não e atribuido a interface
fisica mas sim a interface vlan. :)

Att.