[GTER] Borda ideal para provedores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 9 20:58:13 -03 2014

> Havia sugerido provisionar o cliente em vlan tagged (talvez com q-in-q)
> para cada provedor usando certificados 802.1x mas se vai fazer FTTH (GEPON)
> nao se aplica. Pensei mais em metro ethernet (que era um projeto que eu
> estava acalentando antes de perder um grande contrato devido a uma briga
> entre os socios da empresa onde eu estava). eram 600km de rede para fazer o
> que voce esta pensando mas inter-municipal, nao metropolitana.

Q-in-Q num ambiente como esse sofre de um problema sério que é a
possibilidade de um único cliente estourar a capacidade de MACs dos
switches intermediários. Mesmo estando em VLANs, eles contam contra a
capacidade total do equipamento.
Esse é só um dos problemas de uma arquitetura de alto acoplamento como
essa...

Rubens