[GTER] QinQ ou double tagged com plataforma GEPON

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 9 17:17:31 -03 2014

> ola pessoal.
>

> Possuo um ambiente com GEPON e um switch 3750

3750 ou 3750 Metro ?

> [...]
>
> A pergunta é alguem ja passou por isso a solução que estou querendo fazer e
> criar uma vlan layer 2 somente para trafegar os double tagged, e colocar
> essa
> vlan ligada em outro switch layer 3 ou ate mesmo um roteador com a função
> de
> rotear. EU queria tirar da porta gi1/0/10 para ele não tunnelar determinada
> vlan irei fazer  um teste no sabado, com o comando "switchport trunk
> allowed
> vlan remove 10" para verificar se consigo tirar determinado tag do tunel

Ele não vai olhar no tag interno, só no externo.

Para fazer esse tipo de brincadeira você vai precisar de um "calhau", um
cabo ligando uma porta do 3750 em outra do mesmo switch.  Como isso você
pode colocar um pacote de volta na parte L3 se quiser, ou escolher quais
VLANs vão pra onde...

Rubens