[GTER] Borda ideal para provedores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 6 10:39:23 -03 2014

> A duvida é aberta a todos, mas gostaria de ouvir em especial o Rubens pois
> ele sempre faz um contraponto ao que alguns provedores costumam apontar
> como ideal em questões como, por exemplo, DHCP x PPPoE.
> Alguns outros pontos são unanimidade entre todos e agradeceria se pudesse
> contar com suas contribuições.
>

>    - Se voce fosse montar um provedor do zero, como faria?Quais cuidados
>    tomaria, que passos seguiria?

Montaria uma padaria que é mais negócio... ;-)

>    - Qual o minimo de hardware (routers e servers) ideal para se configurar
>    a borda de um provedor?

Um cuidado aqui é que você usou um termo ambíguo: borda. Uma operadora tem
tipicamente duas bordas: a dos clientes e a com outras redes. Pela sua
mensagem entendo que você se refira ao "customer edge" e não ao "network
edge", mas note que em Português borda é muito mais usado para o "network
edge" do que para o "customer edge".

>    - Quais os serviços minimos para colocar esta borda ideal de pé?
>

> Considerando que todo o tráfego de clientes chegará até o roteador de borda
> através de redes de terceiros entregues em uma mesma VLAN em uma ou mais
> interfaces no roteador de borda. Ou seja, todos os clientes residenciais
> estarão na VLAN x, os dedicados na VLAN y.

Antes de responder as perguntas anteriores, note que você colocou um
cenário muito diferente aqui: o de atacado, onde há um provedor de última
milha e um provedor de conexão. Este cenário não existe no país, pois só
acontece em mercados onde há exigência regulatória para tanto... então
antes de continuar a responder eu queria checar se é isso mesmo e qual dos
cenários considerar: um operador "facilities-based" que tem sua própria
infra-estrutura (o que corresponde a 100% dos operadores que conheço, mesmo
os menores) ou um provedor de conexão numa infra-estrutura de um operador
terceiro.

> Não sei se é relevante, mas vamos considerar um provedor que vai vender
> somente ultra velocidades, acima de 100Mbps até 1 Gbps para cada cliente
> residencial e corporativo, e que óbvio, o orçamento seja o mais restrito
> possível.

Esse também não é um caso comum hoje em dia, mesmo em fibra... esse cenário
fica cada vez mais exótico... ;-)

> [...]
> bogons, etc?
> Não vamos precisar nos preocupar com OSPF pois a rede de transporte é de
> terceiros e estamos focados somente na borda.
> Quais serviços devem estar de pé, além de servidores DNS próprios,
> servidores de log?
>
> Acredito que a compilação das respostas deva dar um bom manual para se
> montar uma borda de provedor ideal.
>

> Sei também que se procurar com atenção na lista vou achar muito material
> sobre estes assuntos, mas não me lembro de ter visto um resumo de tudo.
>
> Obrigado antecipadamente por todas as contribuições.

Rubens